segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Steve Harris

Stephen Percy Harris (Londres, 12 de março de 1956), popularmente conhecido como Steve Harris é o membro-fundador, baixista e principal compositor do Iron Miden. Steve tinha o sonho de ser jogador de futebol profissional e já chegou a jogar nas categorias de base do West Ham United, seu time de coração. Porém a dura rotina de treinos e as dificuldades na vida de jogador fizeram com Steve abandonasse a precoce carreira, e com isso começou a se dedicar a outra paixão: A Música.

Aos 17 anos comprou seu primeiro baixo, uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 libras. Aprendeu a tocar sozinho. A primeira banda de Harris foi a banda "Influence", que foi mais tarde renomeada para Gypsy's Kiss, mas depois de sete apresentações a banda acabou. Com isso, Steve se juntou a banda Smiler, mas a passagem por lá foi curta, já que eles não aceitavam o estilo das composições e arranjos de Harris, alegando que mudavam muito de compasso.

Frustrado, Steve Harris saiu do Smiler e resolveu fundar sua própria banda, o Iron Maiden.

Harris é o principal compositor da banda, e em alguns álbuns participa de todas as canções. Também costuma ser o co-produtor dos discos e participar da mixagem, e chegou a dirigir alguns videoclipes e vídeos de apresentações. Uma de suas características é a "galopagem", que é uma nota seguida de duas outras, tocadas de maneira rápida e contínua. Até hoje, Steve Harris é conhecido como um dos melhores baixistas de todos os tempos.

Um comentário: